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Isolamento e aquecimento da colmeia no inverno

1.9K views 20 replies 9 participants last post by  Stemmkoli  
#1 ·
Eu uso isolamento superior (R-20) e isolamento lateral/inferior (R-10) durante o inverno. Meu isolamento é espuma rígida feita em uma caixa que pode ser removida, mas a espuma sob a placa inferior telada permanece no lugar. Esperando um inverno La Niña este ano, adicionei uma medida de seguro. Deslizando a bandeja de inspeção, substituí-a por um tapete de aquecimento para sementes em um termostato ajustado para 32 graus F, que estava próximo da temperatura média do inverno durante o inverno ameno que tivemos em 2023-24. Tive 100% de sobrevivência naquele inverno, então pensei que poderia ajudar a colônia em condições flutuantes ou brutalmente frias. (Tivemos -18 e mais frio aqui em MN). Para elaborar: o termostato só pede aquecimento quando a área da bandeja está abaixo de zero. Na última inspeção em 16 de janeiro, quando estava 38 F, vi atividade em todas as 10 colmeias mais a colmeia de observação. Uso tampas internas de plexi no inverno para inspeções. O consumo de fondant foi normal, semelhante a outros anos, e os coveiros estão carregando um número normal de cadáveres. Este é um experimento para ver se consigo manter a sobrevivência em 100% independentemente do tipo de inverno. Isso requer muito pouca eletricidade, muito mais barato do que a substituição da colônia, então por que não testar isso? Alguém mais tentou algo semelhante e como foi? Quais valores de isolamento, abrigo (ou sistemas de aquecimento) funcionam para você?
 
#2 ·
Houve posts aqui sobre alguém que fez algo muito semelhante. Quanta dificuldade seria colocar um medidor para ver o consumo? Acho que alguém na Finlândia estava usando uma lâmpada de árvore de Natal de 10 watts. Esses medidores custam menos de US$ 20 e darão o consumo instantâneo e o consumo total de kw.

Eu faria uma pequena aposta de que a economia no consumo de mel compraria mais do que a energia.

editar; você provavelmente receberá algumas críticas das pessoas que dizem que você vai estragar as abelhas! Tenho que dar a elas "amor duro" para crescerem fortes!:ROFLMAO:
 
#5 · (Edited)
Pela minha experiência, concluí que não quero aquecimento.
Estive lá - fiz isso.

Em vez de um agrupamento adequado, observei que as abelhas só tentavam se aproximar do aquecedor e corriam por toda a colmeia, comendo muito mel e, eventualmente, apenas defecando.
Isso vai totalmente contra as condições normais e naturais.

Na verdade, um aquecimento muito leve pode ser benéfico em lugares muito temperados, onde as abelhas quase não precisam se agrupar de qualquer maneira - como no Reino Unido.
Talvez.

Em lugares realmente frios (WI, MN) com uma longa escassez de frio de 5 a 6 meses - o aquecimento só estraga o comportamento normal de agrupamento.

Minha opinião.

A verdadeira prioridade é (1) a saúde das abelhas e, em seguida, (2) o isolamento adequado.
Brincar com o aquecimento só o leva na direção errada SE você tiver problemas de sobrevivência ruins.
Você deve estar olhando para as causas raízes reais (sendo a nº 1 os ácaros), e não tentando mascarar os problemas com fita adesiva - o que é o aquecimento.

SE sua capacidade de sobrevivência for boa de qualquer maneira - então o aquecimento é ainda mais uma perda de tempo.

A menos que você goste de brincar com eletricidade - então, com certeza, vá em frente e brinque.
 
#7 ·
Da minha experiência, concluí que não quero aquecimento.
Já estive lá - já fiz isso.

Em vez de um agrupamento adequado, observei as abelhas apenas tentando se aproximar do aquecedor e correndo por toda a colmeia, comendo muito mel e, eventualmente, apenas defecando.
Isso vai totalmente contra as condições normais e naturais.

Na verdade, um aquecimento muito leve pode ser benéfico em lugares muito temperados, onde as abelhas quase não precisam se agrupar de qualquer maneira - como no Reino Unido.
Talvez.

Em lugares realmente frios (WI, MN) com falta de frio prolongada de 5-6 meses - o aquecimento só atrapalha o comportamento normal de agrupamento.

Minha opinião.

A verdadeira prioridade é (1) a saúde das abelhas e, em seguida, (2) o isolamento adequado.
Brincar com o aquecimento só o leva na direção errada SE você tiver problemas de sobrevivência ruins.
Você deve estar olhando para as causas raízes reais (a nº 1 são os ácaros), e não tentando mascarar os problemas com fita adesiva - o que é o aquecimento.

SE sua capacidade de sobrevivência for boa de qualquer maneira - então o aquecimento é ainda mais perda de tempo.

A menos que você goste de brincar com eletricidade - então, com certeza, vá em frente e brinque.
Embora você esteja certo em geral, à medida que você vai mais para o norte, medidas mais elaboradas são necessárias.

Eu também hesitaria em criticar os métodos de qualquer apicultor com 10 colmeias que teve mesmo 1 ano de 100% de sobrevivência.
 
#6 ·
Observe que a temperatura da almofada de aquecimento está definida para 32°F e mais frio. As abelhas não vão rastejar por cima disso! A temperatura na parte inferior do aglomerado permanecerá inalterada em cerca de 40°F. A maneira como entendo é que isso irá temperar o ar que entra, que pode ser tão baixo quanto -30°F. Ele simplesmente diminuirá a quantidade de energia das abelhas necessária para mantê-lo lá.
Algo assim pode fazer a diferença na sobrevivência de pequenas colônias.
Um colega no norte da Colúmbia Britânica está invernando um número bastante grande de minies em uma configuração de castelo de rainha, eu acredito. Um pouco de temperamento do ar externo pode aumentar as chances de sobrevivência o suficiente para valer a pena.
 
#9 · (Edited)
Owens estudou isso em 1950. Um resumo aproximado de sua experiência (em Madison WI) foi que os aquecedores dentro da colmeia não funcionavam muito bem porque as abelhas tendiam a se aglomerar perto do sensor do termostato. No entanto, uma fita de aquecimento na parte externa da colmeia, com uma barreira contra umidade sobre a colmeia e isolamento (talvez R6) fora dela, foi benéfica. Seu isolamento era de fibra e tendia a ficar muito molhado sem a barreira contra umidade. Então, todas as suas colmeias isoladas tinham uma barreira de vapor, o que também resultou em muito menos troca de ar, muito provavelmente. O consumo de energia foi bastante baixo, cerca de 15 watts na configuração de 40F, se eu me lembro corretamente. O consumo de alimentos foi menor com a fita de aquecimento e as colônias perderam menos peso. Nenhuma de suas colmeias morreu. Nem as isoladas, nem as de madeira nua, nem as isoladas e aquecidas. Era 1950. As abelhas não morriam no inverno. Isso é de memória - eu estava planejando fazer um relatório sobre sua pesquisa, mas ainda não cheguei a isso. Owens não apresenta seus dados em um formato que seja útil para o tópico atual. Em uma colmeia com ventilação limitada, a maior parte da perda de calor é por condução através das paredes e da parte superior da colmeia. Pelo menos é o que meus cálculos mostram. Qualquer forma de fornecer calor dentro do envelope de isolamento que não perturbe a atividade normal das abelhas é provavelmente útil. Um tapete de aquecimento sob a colmeia faria isso. As abelhas sabem qual é a temperatura externa, mesmo em uma colmeia quente. Eu não acho que abelhas saudáveis ​​seriam levadas a procriar excessivamente por uma colmeia mais quente quando a temperatura externa está fria. No entanto, um aquecedor controlado termostaticamente poderia salvar uma colônia que começou a procriar antes de uma geada tardia. Aquecer uma colmeia não isolada seria um pouco mais caro.
 
#11 ·
Owens estudou isso em 1950.

Um resumo aproximado de sua experiência (em Madison WI) foi que os aquecedores dentro da colmeia não funcionaram muito bem porque as abelhas tendiam a se aglomerar perto do sensor do termostato.

No entanto, uma fita de aquecimento na parte externa da colmeia, com uma barreira contra umidade sobre a colmeia e isolamento (talvez R6) fora disso, foi benéfica. Seu isolamento era de fibra e tendia a ficar muito molhado sem a barreira contra umidade. Portanto, todas as suas colmeias isoladas tinham uma barreira de vapor, o que também resultou em muito menos troca de ar, muito provavelmente.
O consumo de energia foi bastante baixo, cerca de 15 watts na configuração de 40F, se eu me lembro corretamente.

O consumo de alimentos foi menor com a fita de aquecimento e as colônias perderam menos peso.

Nenhuma de suas colmeias morreu. Nem as isoladas, nem as de madeira nua, nem as isoladas e aquecidas. Era 1950. As abelhas não morriam no inverno.

Isso é de memória - eu estava planejando fazer um relatório de livro sobre sua pesquisa, mas ainda não cheguei a isso. Owens não apresenta seus dados em um formato que seja útil para o tópico atual.

Em uma colmeia com ventilação limitada, a maior parte da perda de calor é por condução através das paredes e do topo da colmeia. Pelo menos é o que meus cálculos mostram.

Qualquer forma de fornecer calor dentro do envelope de isolamento que não perturbe a atividade normal das abelhas é provavelmente útil. Um tapete de aquecimento sob a colmeia faria isso.

As abelhas sabem qual é a temperatura externa, mesmo em uma colmeia quente. Não acho que abelhas saudáveis ​​seriam levadas a chocar excessivamente por uma colmeia mais quente quando a temperatura externa está fria. No entanto, um aquecedor controlado termostaticamente poderia salvar uma colônia que começou a chocar antes de uma onda de frio tardia.

Aquecer uma colmeia não isolada seria bastante mais caro.
Eu acho que a localização do calor auxiliar teria um impacto considerável em seu benefício relativo. Vejo valor em ter as paredes mais frias, pois elas provavelmente são um dos principais impulsionadores do efeito de convecção se o calor fosse aplicado às paredes. A convecção não é nossa amiga aqui.

A fonte de calor na parte superior também tirará o controle discricionário das abelhas. Acho que seria preferível usar o calor para temperar o ar que entra e permitir que as abelhas o completem até sua faixa preferida. Este arranjo também colocaria o termostato abaixo do aglomerado, muito mais perto da fonte de calor na entrada; também improvável de ser propolisado pelas abelhas ou ser influenciado pela temperatura corporal delas.

Isso é baseado na suposição de que uma colmeia de condensação básica está sendo discutida.

Eu acho possível que as conclusões alcançadas há 75 anos de que o aquecimento da colmeia não era de muito benefício, foram falhas por uma falha em seu processo de teste-------.
Localização do calor aplicado e seu sensor, além de usar o então favorecido conceito de ventilação superior.

Mude esses dois fatores e acho que uma conclusão diferente pode ser alcançada.
 
#10 ·
Eu uso isolamento superior (R-20) e isolamento lateral/inferior (R-10) durante o inverno.
Meu isolamento é feito de espuma rígida em uma caixa que pode ser removida, mas a espuma sob a placa inferior telada permanece no lugar. Esperando um inverno de La Niña este ano, adicionei uma medida de seguro. Deslizando a bandeja de inspeção, substituí-a por uma esteira de aquecimento para iniciar sementes em um termostato ajustado para 32 graus F, o que estava próximo da temperatura média do inverno durante o inverno ameno que tivemos em 2023-24. Tive 100% de sobrevivência naquele inverno, então pensei que poderia ajudar a colônia em condições flutuantes ou brutalmente frias. (tivemos -18 e mais frio aqui em MN).
Para elaborar: o termostato só solicita aquecimento quando a área da bandeja está abaixo de zero.
Na última inspeção em 16 de janeiro, quando estava 38 F, vi atividade em todas as 10 colmeias mais a colmeia de observação. Eu uso tampas internas de plexi no inverno para inspeções. O consumo de fondant foi normal, semelhante a outros anos e os coveiros estão carregando um número normal de cadáveres.
Este é um experimento para ver se consigo manter a sobrevivência em 100% independentemente do tipo de inverno. Isso requer muito pouca eletricidade, muito mais barato do que a substituição da colônia, então por que não testar isso?
Alguém mais tentou algo semelhante e como foi?
Quais valores de isolamento, abrigo (ou sistemas de aquecimento) funcionam para você?
Mantenha-nos informados.
Eu acho que R10/R20 está certo. Muito depende do tamanho da colônia. Colônias maiores têm mais facilidade em climas frios.
Eu tenho feito algumas medições em minhas colmeias e descobri uma maneira de estimar a quantidade de isolamento que você pode querer. Não é bem validado e envolve alguma manipulação, mas você pode achá-lo interessante. Está no tópico "Winter Follies 2024".
 
#16 ·
Eu uso isolamento superior (R-20) e isolamento lateral/inferior (R-10) durante o inverno.
Meu isolamento é feito de espuma rígida em uma caixa que pode ser removida, mas a espuma sob a placa inferior telada permanece no lugar. Esperando um inverno de La Niña este ano, adicionei uma medida de seguro. Deslizando a bandeja de inspeção, substituí-a por um tapete de aquecimento para iniciar sementes em um termostato ajustado para 32 graus F, que estava próximo da temperatura média do inverno durante o inverno quente que tivemos em 2023-24. Tive 100% de sobrevivência naquele inverno, então pensei que poderia ajudar a colônia em condições flutuantes ou brutalmente frias. (Tivemos -18 e mais frio aqui em MN).
Para elaborar: o termostato só solicita aquecimento quando a área da bandeja está abaixo de zero.
Na última inspeção em 16 de janeiro, quando estava 38 F, vi atividade em todas as 10 colmeias mais a colmeia de observação. Eu uso tampas internas de plexi no inverno para inspeções. O consumo de fondant foi normal, semelhante a outros anos e os coveiros estão transportando um número normal de cadáveres.
Este é um experimento para ver se consigo manter a sobrevivência em 100% independentemente do tipo de inverno. Isso requer muito pouca eletricidade, muito mais barato do que a substituição da colônia, então por que não testar isso?
Alguém mais tentou algo semelhante e como foi?
Quais valores de isolamento, abrigo (ou sistemas de aquecimento) funcionam para você?
Minha opinião é que aquecer é ruim. As abelhas farão voos de limpeza quando estiver muito frio para voar. Elas comerão mais mel e começarão a chocar muito cedo. Isso é o que funciona para mim, no norte de Illinois. Eu trato contra ácaros, alimento como louco no outono. Deixo cada colmeia com cerca de 60 quilos de mel. Reduzo as colmeias para 2 caixas. Eu uso um casulo de abelha e uma caixa de edredom. Sem entrada superior e a inferior em seu menor tamanho. Eu as alimento com 4 blocos de açúcar, 2 libras cada. A ideia é que a caixa de edredom dê à colmeia mais isolamento na parte superior. O casulo dá menos isolamento nas laterais. A água que não é absorvida pela caixa de edredom se condensa nas laterais. Dá às abelhas água para beber. Isso tem funcionado bem por anos.
 
#18 ·
Minha opinião é que o aquecimento é ruim. As abelhas farão voos de limpeza quando estiver muito frio para voar. Elas comerão mais mel e começarão a criar muito cedo. Isso é o que funciona para mim, no norte de Illinois. Eu trato contra ácaros, alimento como louco no outono. Deixo cada colmeia com cerca de 60 quilos de mel. Reduzo as colmeias para 2 caixas. Eu uso um casulo de abelha e uma caixa de colcha. Sem entrada superior e a inferior no seu menor tamanho. Eu as alimento com 4 blocos de açúcar, 2 libras cada. A ideia é que a caixa de colcha dê à colmeia mais isolamento na parte superior. O casulo dá menos isolamento nas laterais. A água que não é absorvida pela caixa de colcha condensará nas laterais. Dá água para as abelhas beberem. Isso tem funcionado bem por anos.
Fico feliz que você tenha encontrado algo que funciona em sua localização.
Se as pessoas que testaram vários métodos de aquecimento puderem ser acreditadas, o aquecimento aplicado na parte externa da colmeia sob isolamento tem um benefício modesto no alimento consumido e resulta em colônias maiores na primavera.

Isso deve ser qualificado da seguinte forma:

Em colônias grandes (8 a 9 quilos de abelhas)
Com abelhas italianas
Antes da introdução de Varroa
Em um clima continental do norte (Madison WI)
Quando a parede da colmeia é mantida a 40F ou menos.

Qualquer outro conjunto de condições precisaria ser testado.

No entanto, naquela época (década de 1950), a sobrevivência não era um problema. As abelhas em caixas simples com tampas externas telescópicas padrão e tampas internas entalhadas também sobreviveram sem dificuldade. Elas consumiram mais alimento e perderam mais peso - provavelmente devido a um início um pouco mais tardio da criação de crias.

No entanto, nas temperaturas modestas que foram testadas, o efeito do aquecimento no tempo de criação foi muito pequeno, menor, se me lembro corretamente, do que o efeito do isolamento.
 
#19 ·
Uma coisa que aprendi é que quase tudo o que faz sentido para mim sobre como as abelhas e as colmeias deveriam funcionar provou-se errado.

No entanto, quando olho para os resultados de experiências que eu e outras pessoas fizemos, depois de pensar sobre isso, os resultados fazem sentido.

Gostaria que o Beesource tivesse uma espécie de IA de autocorreção que voltasse e amenizasse minhas opiniões expressas anteriormente, para que elas não contradissessem diretamente minhas opiniões expressas posteriormente.

Isso não é mais gritante do que no tópico do inverno.

Coisas sobre as quais eu estava errado:

Ventilação

Comecei com a ideia de que muita ventilação é necessária. Em cima e em baixo.

Agora tenho abelhas em uma colmeia coberta com plástico, sem ar entrando ou saindo, exceto por um buraco na placa inferior. As abelhas parecem não se importar muito. Embora tenham gostado da colmeia ventilada da mesma forma, pelo que posso dizer.

Isolamento

Comecei com nenhum.

Agora tenho R20 no topo e entre R10 e R8 nas laterais.

De qualquer forma, as abelhas se saíram bem.

Pensei que a maior parte da perda de calor de uma colmeia era devido à troca de ar. Mas depois de fazer alguns cálculos, concluo que a maior parte da perda de calor é através das paredes da colmeia. Isso é mais verdadeiro para colmeias não isoladas ou pouco isoladas. Mas também é verdade para colmeias bem isoladas.

E há outras coisas também.

Talvez eu devesse ser um pouco mais cuidadoso com minhas opiniões. Mas qual é a graça nisso?

Experimentos que testam a vs b, e mesmo aqueles que tentam algo diferente do "normal" são uma boa maneira de descobrir o que eu não sei.
 
#20 ·
Eu me vejo frequentemente a entreter explicações contraditórias para o que vejo. Dependendo da forma como inclino a cabeça, somo os resultados e tento testá-los em relação à outra inclinação da cabeça.
Eu acho que é isso que se chama dissonância cognitiva!

Parece que algumas pessoas chegam a conclusões e se apegam a elas; essa parece ser uma situação mais confortável.:LOL: