Gosto destes estudos, como sabem que não é resultado de "Sim, a
usina nuclear de Fukushima Daiichi liberou quantidades significativas de césio-137 (Cs-137) no meio ambiente após o terremoto e tsunami de 2011, contaminando solos e o Oceano Pacífico por décadas. Embora grande parte desse isótopo radioativo tenha se dispersado, particularmente no oceano, ele continua sendo uma preocupação devido à sua longa meia-vida de 30 anos e ao potencial de causar impactos ambientais e de saúde a longo prazo nas populações afetadas e nas espécies migratórias." Então, podemos ter sorte e receber césio-137 moderno.
Possivelmente.
Os detalhes ficam obscurecidos devido às unidades estranhas e à falta geral de informações. Tanto o Cs137 quanto o Sr90 foram liberados em quantidades significativas.
No entanto, a quantidade de produtos de fissão liberados durante os testes a céu aberto foi bastante grande. Tão grande que em 1961 a concentração atmosférica de C14 era o dobro do nível de base no hemisfério norte.
Subsequentemente, decaiu com uma meia-vida aparente de 11 anos, quase inteiramente devido à entrada e saída de carbono da atmosfera.
Como observação lateral, esta é a evidência mais clara de que o carbono antropogênico é uma pequena fração do carbono que entra na atmosfera.
Suspeito que as liberações dos anos 50 e 60, das quais cerca de 25% permanecem, são a principal fonte, especialmente nos EUA, pois a concentração de fallout de CS137 de (por exemplo) Fukushima estava principalmente dentro de uma distância bastante curta do local.
Suponho que os detalhes poderiam ser descobertos, mas provavelmente não mudariam o resultado.
A radiação ionizante está em toda parte. Na maioria dos lugares, é devido a fontes naturais. Tenho um pedaço de meio quilo de pechblenda que veio do meu sogro. Verifiquei sua composição pelo método de Arquimedes. Estou tentado a fazer um detector de cintilação apenas para mostrar ao meu filho de 14 anos como. Deve ter uma saída razoável de beta. Eu não o guardo debaixo do travesseiro, é claro. Mas é provavelmente inofensivo.
O que acho interessante é como ele se concentra no néctar.