Beesource Beekeeping Forums banner

Colmeia muito agressiva para substituir a rainha, o que fazer?

21K views 48 replies 30 participants last post by  Hayesreb  
#1 · (Edited)
Então, tentei entrar na minha colmeia hoje para matar a rainha atual. Tive que tirar dois melgueiras para chegar à câmara de criação, que é de três tamanhos médios. Elas já estavam enviando muitas abelhas para mim quando tirei o excluidor. Tirei dois quadros para procurar a rainha na caixa de cima, e então cerca de 20 abelhas tentaram me picar através do meu véu. Corri para deixá-las sentadas por dez minutos. Voltei para fechar a colmeia, então coloquei o excluidor de volta e tentei colocar uma das melgueiras de volta. Assim que coloquei minha ferramenta de colmeia por baixo para soltá-la da outra melgueira, isso enviou tantas abelhas para mim, senão mais. Uma me picou através do meu traje (barato).

O que devo fazer nessa situação? Vou deixá-las descobertas o resto do dia até a noite, e então colocar a tampa de volta. Tenho uma nova rainha sentada em sua gaiola. Não estou disposto a fazer nenhuma divisão com esta colmeia, e provavelmente já é tarde demais de qualquer maneira. Além disso, as melgueiras de mel seriam seguras para ficar do lado de fora durante a noite, para que as abelhas as deixem? Nunca tive problemas com traças de cera ou SHB. Sem ursos por aqui, mas alguns gambás. Eu não acho que eles seriam capazes de tirar um quadro de mel, no entanto.

Estou me perguntando se seria ideal matar esta colmeia (de uma forma que salve todos os favos e tudo nela) e então instalar um novo pacote na colmeia. Além disso, o que devo fazer com a nova rainha? Nunca estive nesta situação e agradeceria qualquer informação.

#2 ·
Então, ou você tem uma rainha desagradável e a substituição da rainha é a melhor forma de ação - ou a razão pela qual elas são desagradáveis ​​é por outras razões, como - elas estão no meio de substituí-la ou há algo no ambiente que as está deixando loucas. A última coisa que eu faria é deixar as caixas descobertas. Isso também as faz sentir que precisam defender seus estoques. Se você precisar se afastar de uma situação perigosa (eu fiz isso), pelo menos cubra a caixa com um pano de cobertura. Estes são baratos para encontrar em seu BiMart local. Eu uso panos de cozinha de saco de farinha extra grandes com uma trama muito apertada para não prender as partes das abelhas. Eu também me comprometeria a obter um traje de apicultura melhor, como um UltraBreeze. Depois de levar muitas picadas um dia, eu disse "chega". Fui para o meu computador, pedi um casaco UltraBreeze e foi isso. Eu não mataria aquela colmeia até que você soubesse que não está causando parte do problema. Por favor, saiba que não estou tentando ser muito duro. Estou tentando te ajudar.

#5 ·
Então, ou você tem uma rainha desagradável e a substituição da rainha é a melhor forma de ação - ou a razão pela qual elas são desagradáveis é por outras razões, como - elas estão no meio de substituí-la ou há algo no ambiente que as está deixando loucas. A última coisa que eu faria é deixar as caixas descobertas. Isso também as faz sentir que precisam defender seus estoques. Se você precisar se afastar de uma situação perigosa (eu fiz isso), cubra a caixa com um pano de cobertura. Estes são baratos para encontrar em seu BiMart local. Eu uso panos de cozinha de saco de farinha extra grandes com uma trama muito apertada para não prender partes de abelhas. Eu também me comprometeria a obter um traje de apicultura melhor, como um UltraBreeze. Depois de levar muitas picadas um dia, eu disse "é isso". Fui para o meu computador, encomendei um casaco UltraBreeze e foi isso. Eu não mataria aquela colmeia até que você soubesse que não está causando parte do problema. Por favor, saiba que não estou tentando ser muito duro. Estou tentando te ajudar.
Esqueci de mencionar que elas têm sido agressivas o ano todo, mas finalmente decidi acabar com isso. Além disso, vou mandá-las cobrir

#4 · (Edited)
Acho que encontrei uma solução. Não consigo encontrar ninguém vendendo pacotes tão tarde, mas acho que isso pode funcionar. E se eu pegasse um aspirador de loja e sugasse a maioria deles, exceto uma ou duas caixas. Em seguida, fechar o aspirador e deixá-los passar. Então eu poderia encontrar a rainha (se ela não fosse sugada) e matá-la. Lidar com apenas 10.000 abelhas deve ser mais fácil do que uma casa cheia. Então eu ainda poderia usar a nova rainha e colocá-la no dia seguinte, e não tocá-las por duas semanas.

#6 ·
Há momentos em que você só tem que se comportar como um Homo sapiens e fazer acontecer. Da última vez que tive a colônia de abelhas assassinas de latitude 46 40, foi isso que fiz. Coloquei meus jeans mais grossos e uma camisa de flanela por baixo do meu traje de apicultor completo. Colei com fita adesiva a parte inferior das pernas e minhas mangas nas minhas luvas. O fumegador está totalmente abastecido e fumegando vigorosamente. Eu previamente fiz uma caixa de agitação com uma grade excluidora de rainha colada na parte inferior de uma sacola 'substituindo o fundo. Coloquei um corpo de colmeia vazio em um pedaço de madeira compensada para que não haja lugar para as abelhas saírem por uma entrada. Remova uma moldura externa para abrir espaço e comece a sacudir as abelhas das molduras para a sacola sentada no corpo da colmeia vazia. Ao limpar as molduras de cria, coloque-as no corpo da colmeia sob a sacola. Pense em brisas suaves e um pôr do sol calmo enquanto as abelhas com a intenção de te assassinar giram ao seu redor. Continue sacudindo as abelhas na sacola até encontrar a rainha. Mate-a imediatamente ao encontrá-la! Eu não fiz isso e a vadia infernal voou para fora da sacola e fiquei preocupado por semanas onde ela foi parar! Agora você pode apresentar sua nova rainha como de costume. O que descobri foi que dividir a colônia desagradável em quatro unidades imediatamente tirou a maior parte de seu comportamento agressivo. Você não pode deixá-las criar rainhas ou você acabará com mais quatro colônias agressivas! Tente realizar esta operação sem pessoas ou animais confinados a cerca de cem metros ou eles se envolverão em sua situação.

Se você decidir que não tem a COISA CERTA para realizar este procedimento e tem medo da colônia, coloque um grande saco de lixo plástico preto sobre toda a colônia e sele a parte inferior e as abelhas entrarão em pânico e estarão mortas em provavelmente menos de meia hora. Eu realmente odeio fazer isso pessoalmente. Boa sorte e tenha cuidado.

#8 · (Edited)
Não se preocupe em procurar a rainha, pegue uma de suas outras colmeias com uma rainha calma, coloque um excluidor de rainha em cima da colmeia viciosa, uma folha de jornal, depois um espaçador com entrada, depois a colmeia calma.

Feche a entrada da colmeia inferior, as abelhas da colmeia inferior comem através do jornal e saem pela entrada superior, quando retornam, juntam-se à colmeia superior, não há néctar entrando na colmeia inferior, então a rainha para de botar, eventualmente a colmeia superior assume e uma das vantagens deste sistema é que os zangões são confinados.
Eu usei este método cerca de seis ou sete vezes nos últimos vinte anos, sempre funcionou, é o que eu faço com uma colmeia extremamente agressiva se for muito ruim para procurar a rainha.
Normalmente é culpa da rainha, recentemente eu tinha uma colmeia que estava ruim e eu tinha pensado em usar este método, então eu fiz mais uma tentativa de encontrar a rainha, o que eu fiz, e a partir daí essas abelhas estavam calmas.

#49 ·
Não se preocupe em procurar a rainha, pegue uma de suas outras colmeias com uma rainha tranquila, coloque um excluidor de rainha em cima da colmeia viciosa, uma folha de jornal e depois um espaçador com entrada, em seguida a colmeia tranquila.

Feche a entrada da colmeia inferior, as abelhas da colmeia inferior comem o jornal e saem pela entrada superior, quando retornam, juntam-se à colmeia superior, não há néctar entrando na colmeia inferior, então a rainha para de botar, eventualmente a colmeia superior assume e uma das vantagens deste sistema é que os zangões são confinados.
Eu usei este método cerca de seis ou sete vezes nos últimos vinte anos, sempre funcionou, é o que eu faço com uma colmeia extremamente agressiva se for muito ruim para procurar a rainha.
Normalmente é culpa da rainha, recentemente eu tive uma colmeia que estava ruim e pensei em usar este método, então tentei mais uma vez encontrar a rainha, o que fiz, e a partir daí essas abelhas estavam calmas

#9 · (Edited)
Como Vance disse, dividir é uma boa maneira de tirar um pouco da luta delas. Deve ser mais fácil encontrar a rainha, pois elas estão em caixas médias. Só não as deixe assim por muito tempo depois de encontrar a rainha.
Outra maneira é colocar um excluidor de rainha entre cada caixa de cria e voltar alguns dias depois. A caixa que tiver ovos tem a rainha. Você pode então tirar essa caixa das outras para encontrar a rainha ou matar toda a caixa, perdendo assim apenas um terço.
Não invejo sua tarefa, pois já passei por isso. Boa sorte.

Alex

Edição; Bônus adicionado. Se você mover a caixa com a rainha, as forrageadoras voarão para casa, tornando seu trabalho mais fácil, ou pelo menos não tão desagradável.

#10 ·
Você tem supers marcados, identificando as caixas de cria dos melgueiras? Caso contrário, é uma prática sensata por esta razão. Se você sabe onde está a câmara de cria, leve esses supers a cerca de 30 metros dos outros. Coloque-os a 1,5 metros de distância e deixe-os. Cubra os melgueiras com uma folha úmida. Dê uma hora ou mais e sente-se e observe, um deles permanecerá relativamente calmo e começará a atrair outras abelhas de seus supers para ele. Este é o super com sua rainha. Depois de identificar esse super, leve o resto de suas caixas de cria de volta para a colmeia principal. Eu os cubro com uma folha úmida, isso evita situações de roubo. Em seguida, vá para aquele super, localize sua rainha, esmague-a e esfregue-a nas laterais daquele super. Pegue um quadro de cria com cria operculada, sacuda as abelhas dele e vá embora. Use uma gaiola de pressão e coloque a nova rainha no quadro. Devolva o quadro. Se você estiver usando um método de liberação de gaiola, ignore o anterior e coloque entre os quadros com cria aberta. Agora, coloque a colmeia de volta. Se fosse fácil, todos fariam isso. O acima é usado para requeening colônias AHB, então não vejo nenhuma razão para que não funcione para você. Apenas fique calmo, concentre-se no que precisa ser feito, ignore o caos e faça. Trabalhar com colônias altamente defensivas leva algum tempo para se acostumar, pois a maioria só trabalha com abelhas dóceis, a maioria nunca se acostuma com isso. O seguinte é um método usado para cuidar de vários em um dia. O conselho de Radar é muito bom se você tiver tempo do seu lado, mas com o inverno chegando, não sei se é realmente uma opção para você agora. Vance e Ahudd também têm bons conselhos, eu colocaria uma camisa grossa em alguns jeans azuis engomados e fita adesiva com certeza. Espero que tudo dê certo para você, o que quer que você decida fazer.

#11 ·
Atualização:

Eu fui lá, com jeans e uma manga comprida, bem como meu terno, em um clima de quase 90 graus. Levei um monte de extensões e um Shop Vac para a colmeia. Eu apenas comecei a sugar um monte. Diminuindo os números até que houvesse quase tantos quanto um novo pacote. Ao passar pelas molduras, primeiro tentei encontrar a rainha, mas depois de horas lá fora, desisti. Eu vi algumas células de rainha, então esmaguei as que vi. Tentei encontrar alguns ovos, mas não consegui dizer ao certo. Às vezes, eu achava que tinha visto um, mas meus olhos poderiam ter me enganado. Havia larvas muito pequenas presentes, no entanto. O padrão de postura era muito pobre e disperso. Eu tirei os melgueiras. Uma estava quase tampada e na outra vou testar o teor de umidade. De qualquer forma, espero que a rainha tenha ido embora agora. Coloquei a nova rainha em uma das molduras do meio. Coloquei-a na caixa superior, porque já as tinha empilhadas dessa forma depois de aspirar e não queria desmontar a colmeia mais uma vez depois de estar lá fora por tanto tempo. Eu sei que isso provavelmente está errado, mas pensei que era melhor do que desistir completamente e matar toda a colmeia. Vou verificar a colmeia em alguns dias para ver se eles estão tentando matá-la ou não. Obrigado a todos que responderam, agradeço a informação.

#13 ·
Atualização:

Eu fui lá fora, com jeans e uma manga comprida, bem como meu terno, em um clima de quase 90 graus. Levei um monte de extensões e um aspirador de loja para a colmeia. Eu apenas comecei a sugar um monte. Reduzindo os números até que houvesse quase tantos quanto um novo pacote. Ao passar pelas molduras, primeiro tentei encontrar a rainha, mas depois de horas lá fora, desisti. Eu vi algumas células de rainha, então esmaguei as que vi. Tentei encontrar alguns ovos, mas não consegui dizer. Às vezes, eu achava que tinha visto um, mas meus olhos poderiam ter me enganado. Havia larvas muito pequenas presentes, no entanto. O padrão de postura era muito pobre e disperso. Tirei os açúcares de mel. Um estava quase coberto e o outro vou testar o teor de umidade. De qualquer forma, espero que a rainha tenha ido embora agora. Coloquei a nova rainha em uma das molduras do meio. Coloquei-a na caixa superior, porque já as tinha empilhadas dessa forma depois de aspirar e não queria desmontar a colmeia mais uma vez depois de estar lá fora por tanto tempo. Eu sei que isso provavelmente está errado, mas pensei que era melhor do que desistir completamente e matar toda a colmeia. Vou verificar a colmeia em alguns dias para ver se eles estão tentando matá-la ou não. Obrigado a todos que responderam, agradeço a informação
Dou-lhe boas notas por sair e sujar as mãos novamente. Isso conta muito. Tive minha maior colmeia russa sem rainha este ano e a nova rainha acasalada não voltou. Tive que fazer uma inspeção de "venda de quintal" para desmontar tudo em uma colmeia russa irritada até a prancha inferior. Nenhum sinal de uma nova rainha ou célula de rainha. Então, peguei uma de suas filhas de uma colmeia de recursos e coloquei todas as 4 molduras, tudo incluído, no meio. Graças a Deus, não precisamos fazer isso com frequência. Espero que sua nova rainha seja aceita. Se ela for, isso deve acalmá-los e dar a você uma prole melhor.

#17 ·
No próximo ano, corte suas rainhas. Uma mangueira de ar simples em um local remoto (>30 pés) teria resolvido seu problema.

Crazy Roland
O que você quer dizer com cortar? Eu nunca ouvi esse termo antes. Você quer dizer cortar as asas? Além disso, o que a mangueira de ar faria?

#16 ·
Bom para você Broodking.

Tive uma colmeia assim nesta primavera. Você tem que ser um pouco teimoso para lidar com elas. Isso e o fato de que eu também estava com raiva DELAS, os diabinhos!

Quando voltei com a nova rainha, borrifei-as com um pouco de xarope de açúcar de baunilha assim que abri a tampa interna. Elas não saem voando das molduras com tanta frequência se estiverem um pouco molhadas com o xarope.
Tive sorte de encontrar a rainha má com bastante facilidade. Livramento!
Então peguei alguns quadros de cria aberta e abelhas (verificando cuidadosamente a rainha) de uma de minhas colmeias amigáveis, borrifei-as e coloquei a rainha entre esses 2 quadros.
Eu provavelmente não precisava usar quadros de cria de outra colmeia, mas não estava arriscando.
4 dias depois, descobri que as abelhas estavam alimentando a rainha e agindo bem, então eu a libertei.
Ela saiu da gaiola como se fosse dona do lugar e as abelhas estavam tranquilas com ela.
Elas são uma colmeia agradável de abelhas agora.

Isso pode ser enervante quando elas estão sedentas de sangue assim.

#18 · (Edited)
Algumas perguntas vêm à mente:

• O problema da colmeia é um perigo para as pessoas e/ou animais e, portanto, uma questão de responsabilidade?
  • Se NÃO, então qual é o problema para que você precise tomar medidas tão drásticas (falando em 6 de agosto, em particular, depois de deixá-los assim por tanto tempo)?
  • Se SIM, então é possível movê-los para um local remoto e DEPOIS tomar as "medidas drásticas" (onde também pode fazer a divisão agressiva primeiro, já que você precisa levar a culpa de qualquer maneira).............
  • As abelhas são agressivas sem NENHUMA provocação OU apenas em resposta a você?
  • Novamente, existem rotas SIM/NÃO..

Basicamente, sou cético em relação a todas essas medidas drásticas de "matá-los" até que um caso válido seja apresentado que justifique matá-los.
Especialmente, já que você nem está ciente do corte da rainha, me pergunto o que mais você pode não estar ciente e qual é a situação real.

Por exemplo, qual é o ponto de estar lá por "horas" em armadura completa lutando contra as abelhas quando você poderia dividi-las em 4-5 maneiras em apenas alguns minutos.
Dividir para conquistar é um termo muito antigo e funciona. :)
Tenho mais perguntas do que respostas agora.

#19 ·
Algumas perguntas vêm à mente:

• O problema da colmeia é um perigo para as pessoas e/ou animais e, portanto, uma questão de responsabilidade?
  • Se NÃO, então qual é o problema agora para que você precise tomar medidas drásticas (falando em 6 de agosto, em particular, depois de deixá-los assim por tanto tempo)?
  • Se SIM, então é possível movê-los para um local remoto e DEPOIS tomar as "medidas drásticas" (onde pode muito bem fazer a divisão agressiva primeiro, já que você precisa levar uma bronca de qualquer maneira).............
  • As abelhas são agressivas SEM NENHUMA provocação OU apenas em resposta a você?
  • Novamente, existem rotas SIM/NÃO..

Basicamente, sou cético em relação a todas essas medidas drásticas de "matá-los" até que um caso válido seja apresentado que justifique matá-los.
Especialmente, já que você nem está ciente do corte da rainha, eu me pergunto o que mais você pode não estar ciente e qual é a situação real.

Por exemplo, qual é o ponto de estar lá por "horas" em armadura corporal total lutando contra as abelhas quando você poderia dividi-las de 4 a 5 maneiras em apenas alguns minutos?
Dividir para conquistar é um termo muito antigo e funciona. :)
Tenho mais perguntas do que respostas agora.
Eu queria ver se a colmeia alguma vez se acalmaria, caso houvesse algo incomodando-os naquele momento/período. Também ouvi dizer que as colmeias agressivas podem ser melhores na coleta de mel, então eu queria ver o quão verdade isso era. Mas depois de ser perseguido por essas abelhas pelo quintal, sem provocação, várias vezes, eu e minha família tivemos o suficiente. Eu faria divisões, mas não tenho o equipamento. Comecei com apenas duas colmeias e nunca consegui mais equipamentos como tampas superiores sobressalentes ou tábuas inferiores. Também não queria que machucassem meus vizinhos, pois eles também têm alguns animais de estimação e cavalos. Não é como se eu sentisse prazer em matar as abelhas, eu faço o meu melhor com o que tenho.

#25 ·
Algumas informações realmente boas acima, juntamente com algumas coisas igualmente inúteis. É assim que essas linhas funcionam. Nós lidamos com colmeias quentes dessa maneira. Requer algum equipamento extra. Mova toda a colônia pelo quintal. Deixe uma caixa vazia no suporte original. Quadros na caixa, se você os tiver, caso contrário, apenas a caixa vazia com fundo e tampa. No dia seguinte, as forrageiras e a maioria das abelhas mais velhas retornaram ao suporte original. Neste ponto, a colônia deve ter se acalmado o suficiente para encontrar facilmente a rainha e matá-la. Feito isso, espere cerca de uma hora e instale a nova rainha e devolva as abelhas ao suporte original. Quando digo instalar a rainha, quero dizer em uma gaiola de introdução.

#26 ·
Provavelmente vai irritar algumas pessoas com isso, mas aqui vai. Essas abelhas são sua propriedade, então é sua escolha. Mais poder para aqueles que tentam salvar cada colônia, cada pequeno enxame de uma xícara, ou cada abelha operária. Eu vejo isso como - Vale a pena o meu esforço? Tanto economicamente, quanto em tempo investido e emocionalmente. Se não, essa colônia, enxame ou abelha única são eliminados. Eu não deixaria ninguém menosprezar sua escolha. Eles não estão lá testemunhando sua situação e não sabem suas circunstâncias. Parabéns a todos que postaram opções para que você pudesse avaliar as alternativas.

#28 ·
O que está feito, está feito, então não criticarei o OP. Mas concordo com GregV que todos devemos tentar obter o máximo de informações possível de um novo apicultor antes de oferecer conselhos. Precisamos ter em mente que confrontar dezenas de milhares de abelhas pela primeira vez pode fazer com que um novo apicultor pense que tem uma colmeia agressiva e fora de controle que precisa ser tratada. Sabemos que pode ser apenas uma reação normal de um novato a uma reação normal das abelhas a um novato que comete erros, ou muitas outras possibilidades que podem causar uma colmeia "agressiva" J

#29 ·
OK, aqui está o que você quer fazer...

Se elas forem tão ruins, você deve encolhê-las. E isso também vai configurar para que da próxima vez que você entrar não seja tão ruim. Se forem abelhas más, tê-las com mais de 1 caixa é suicídio, tanto para ser picado quanto para ter reclamações de vizinhos. Uma das estratégias para tratar abelhas más é 'dividir e conquistar'.

Parecia que você tem 5 médias, sendo 2 supers e 3 o ninho de cria....

Então, o que você pode fazer... e faça isso com muito cuidado; use camadas extras de proteção. Em seguida, separe os 2 supers e o meio da caixa de cria. Para ser mais cuidadoso, você pode transformar cada meio da caixa de cria em uma colônia. Em seguida, tenha 1 super para cada. (Um deles ficará curto, mas tudo bem). Então, cada um acabará sendo 3 colônias de; 1 médio + 1 super, com 2 sem rainha.

Isso permitirá que você sobreviva a elas, enquanto as substitui. A boa vantagem de fazer isso dessa maneira é que você colocou a rainha má para usar; rainhas más são boas para uma colônia pequena inicial. Coloque-a na menor com espaço para crescer. Em seguida, separe as células da rainha nas outras, ou sua outra rainha que você teria colocado nelas.

Se você configurar as placas inferiores e as placas superiores antes de fazer isso, poderá tecnicamente fazer isso muito rápido. Mas um desafio é que, movendo-as muito, muitos trabalhadores voltarão para o local da colônia original. Em teoria, se você tiver tudo configurado com antecedência, isso pode ser feito em talvez 2 minutos, porque você não precisa se preocupar com qual delas está a rainha original. Você pode resolver isso mais tarde. (Mas tenha um calço superior pronto com um excluidor de rainha para manter a outra rainha separada, apenas por precaução, enquanto você está descobrindo. Em seguida, volte e ajuste em pequenas rajadas rápidas.)

Você ficará feliz por ter feito isso dessa maneira.

Estou surpreso que mais pessoas não usem esse tipo de estratégia. Rainhas más são boas para suas colônias realmente pequenas. Em seguida, continue movendo-a para a menor em correntes pelo resto do ano e movendo as rainhas gentis para cima. Eventualmente, você pode matá-la, mas por que não fazer isso dessa maneira e depois se livrar dela depois de estar seguro com as outras substituições da rainha primeiro.

#31 ·
Corte as rainhas, sim, cortando a asa das rainhas. É um ano esquerdo.

Presumi que você não tinha um soprador de abelhas, então uma mangueira de ar é substituída e usada para soprar a abelha e a rainha cortada a uma distância da colmeia original. As abelhas retornam, a rainha não. Fim da história.

Crazy Roland

#32 ·
Roland, o problema é que OP é um novo apicultor e não consegue encontrar a rainha.

A melhor opção é simplesmente pegar todos os 5 sobre-ninhos e sacudir todas as abelhas no quintal, um sobre-ninho de cada vez.

A velha rainha morrerá na grama (ou morrerá tentando entrar na colônia existente), e todas as operárias voarão e entrarão na colônia existente. Supondo que estejam uma ao lado da outra.

Então, depois de algumas semanas, o OP pode comprar uma nova rainha e fazer uma divisão.

Essa é uma solução trabalhosa, mas simples para esse problema.

#33 ·
Uma coisa que notei é que às vezes tenho muita pressa em chegar às abelhas. Ajuda muito defumar as abelhas e depois se afastar. Deixe-as em paz por 15 minutos após a defumação.
Deixo o fumegador fumegando na frente da colmeia para que um fio de fumaça esteja sempre entrando na entrada da frente. Esse período mais longo de fumaça gradual realmente parece chamar sua atenção e elas prestam menos atenção a outras perturbações.
Em seguida, retorne e fume-as novamente logo antes de abrir a parte superior.

#34 ·
Uma coisa que notei é que às vezes tenho muita pressa para chegar às abelhas. Ajuda muito fumar as abelhas e depois sair. Deixe-as em paz por 15 minutos depois de fumar.
Deixo o fumegador fumegando na frente da colmeia para que um fio de fumaça esteja sempre entrando na entrada da frente. Esse período mais longo de fumaça gradual realmente parece chamar a atenção delas e elas prestam menos atenção a outras perturbações.
Então volte e fume-as novamente pouco antes de abrir o topo.
Eu gosto dessa ideia. Eu também tinha notado isso.

Bem, eu não faço exatamente da mesma maneira. Mas eu tinha notado que quando elas ficam chateadas, você recua alguns passos por um tempinho antes de voltar. Bom ponto que você fez. Seu jeito é melhor.

#36 ·
FWIW....Eu tenho mantido abelhas por 50 anos. Eu tive colmeias más e colmeias gentis e tudo mais. Às vezes, uma colmeia má pode não ser má da próxima vez, e ocasionalmente o oposto pode ser verdade. Normalmente, é uma resposta ao que o apicultor fez. O fumegador estava aceso e funcionando bem é particularmente importante com os maus. Eu nunca tive abelhas africanizadas, e eu NUNCA escolhi matar uma colmeia. Geralmente, existem outras opções melhores, na minha opinião.