Beesource Beekeeping Forums banner

Ácido Fórmico "Não Funciona" em Dias Quentes no Sul?

978 views 16 replies 11 participants last post by  Phyrric  
#1 ·
Tive recentemente uma conversa com uma pessoa de pesquisa e extensão, e foi feita menção à incapacidade de usar Ácido Fórmico nos estados do sul quando está "muito quente".

Isso me confundiu um pouco, pois sempre presumi que as abelhas faziam um bom trabalho em regular as temperaturas do ninho de cria (95 °F a 98 °F) e mantendo um nível mínimo de umidade relativa (55% e acima) na área de cria, independentemente das condições externas.

Posso entender que dias de umidade extremamente alta ao longo da Costa do Golfo possam ser úmidos o suficiente para interromper a liberação de ácido fórmico, mas não há mal em estender o tratamento por alguns dias se esse tipo de coisa acontecer por alguns dias, pois o ácido fórmico simplesmente permanece na embalagem.

Estou interessado nisso, pois gosto muito de usar ácido oxálico e fórmico, melhor do que as várias neurotoxinas, pois os ácaros podem se tornar resistentes a uma neurotoxina, mas não podem se tornar resistentes a um ataque fisiológico causado pelos ácidos.

E se o ácido fórmico não estiver funcionando como esperado para algumas pessoas, vale a pena investigar, pois existem bons modelos para coisas como a liberação de ácido fórmico (relações de Clausius-Clapeyron, lei de Raoult, equação de Antoine...) e não é difícil coletar amostras e medir a quantidade real de ácido fórmico no ar dentro da colmeia em comparação com o que é o intervalo ideal para matar ácaros em abelhas e ácaros dentro das células.

À medida que a temperatura aumenta, a liberação pode aumentar a uma taxa "exponencial", portanto, saber a temperatura real no pad em comparação com o que o pad emite parece ser algo que precisa de algum trabalho.

O ácido fórmico é a única não-neurotoxina que mata ácaros na célula, e isso é crucial para o controle de ácaros.

Se não estiver funcionando tão bem quanto deveria, ou se a saída for muito alta e prejudicar a cria, deve haver uma abordagem bastante simples de cobrir parte da área perfurada no pad de ácido fórmico, dependendo da faixa de temperatura, então fita adesiva para o resgate?

Gostaria de ouvir de qualquer pessoa que seguiu as instruções, mas ainda teve problemas com ácido fórmico.

#2 ·
Bem Jim, posso dar-lhe >> a minha resposta << pelo que vale:
Estou a comentar sobre Miteaway Quick Strips, não Pro.
O problema >> na minha opinião << advém de um dispensador de formol "tamanho único" (pad).
Embora eu seja muito grato pelas tiras da NOD e tenha usado imensas delas, certamente existe uma maneira melhor.
No início dos tempos, David Vanderdussen apresentou na Conferência de Outono da Oregon State Beekeepers Association e eu pude sondá-lo sobre alguns dos conceitos de design que ele estava disposto a partilhar.
Havia pelo menos 5 aspetos de design das tiras que visavam a regulação da emissão de vapor.
Eram processos de engenharia muito impressionantes e respeitáveis em fabrico e embalagem.
Mas até hoje, >> parece-me << que o design resultante está de cabeça para baixo.
Um único tamanho de pad. A sua escolha é instalar um ou dois. Essa é a extensão das suas opções de dosagem.
Adicione a isso, e isto é raramente falado; o produto muda constantemente durante o armazenamento.
Produto novo, acabado de sair da linha de produção, comporta-se de forma semelhante às suas instruções de uso.
Produtos armazenados de acordo com as instruções da embalagem, mas perto da data de validade, começam a suar. Notará que eles não deslizam tão facilmente para fora da embalagem. Tiras instaladas nesse estado dão um tratamento de choque inicial impressionante em comparação com o produto novo. BANG!! É a minha crença que grande parte da perda de rainhas frequentemente falada é o resultado de produto envelhecido.
MUITO ANTES da NOD, eu usava formol líquido a 65% em vários meios de aplicação.
A fita azul, SEM DÚVIDA >> na minha experiência << vai para os dispensadores Mitegone, inventados pelo falecido e grande Bill Ruzika.
Com os pads Mitegone, seleciona-se os pads que CORRESPONDEM ao volume da colmeia.
Volume da colmeia x requer n quantidade de vapor de formol volatilizado diariamente.
E eles funcionaram como projetado.
Não acredita? Pese os pads após molhá-los antes da instalação na colmeia. Depois, volte à colmeia e pese-os dia após dia.
Para generalizar, a densidade específica do formol a 65% é tão próxima da água que podemos arredondar e aceitar que um ml = 1 grama.
OK, nesta colmeia temos 3 pads que precisam de volatilizar 6 gramas cada por dia.
E funciona. Simplesmente funciona.
Prefiro este design de dosagem MUITO flexível.
Já faz algum tempo que não uso formol líquido, mas não me lembro de perdas excessivas de rainhas desse período.
Em defesa da NOD, quando as Quick Strips chegaram ao mercado, rumores de apicultores que perderam mais de 25% estavam a circular aqui no Oregon.
O Dr. Ramesh Sagili da Oregon State University decidiu investigar isto no meu campo com a minha ajuda como sua assistente de pesquisa para o projeto.
Não perdemos uma única rainha. o_O

#3 ·
Isso me confundiu um pouco, pois sempre presumi que as abelhas faziam um bom trabalho em regular as temperaturas do ninho (95F a 98F) e manter um nível mínimo de umidade relativa (55% e acima) na área do ninho, independentemente das condições externas. Posso entender que dias de umidade extremamente alta ao longo da Costa do Golfo sejam úmidos o suficiente para interromper a liberação de ácido fórmico, mas não há problema em estender o tratamento por alguns dias se esse tipo de coisa acontecer por alguns dias, pois o ácido fórmico simplesmente permanece na embalagem.
É aqui que reside parte do problema, suspeito. Eles nem sempre conseguem manter as temperaturas internas nesse estado em uma caixa fina, em vários ambientes. Caso contrário, nunca veríamos o barbudismo.

#4 ·
[QUOTE="HarryVanderpool, post: 20.
Dr. Ramesh Sagili da Oregon State University decidiu investigar isso no meu campo de trás comigo como seu assistente de pesquisa para o projeto.
Não perdemos uma única rainha. o_O
[/QUOTE]
Mitegone parece bom. Acho que não está disponível atualmente. Minha experiência com tiras de ácido fórmico é que, em meu clima quente, mas não muito quente, elas secam muito rapidamente. Então, para mim, elas parecem mais um tratamento rápido, o que pode ser difícil para as abelhas. Apenas meus 2 centavos!

#5 ·
Randy Oliver postou hoje no Bee-L sobre as tiras VarroxSan e a umidade. Estou muito interessado em saber mais sobre ambos os ácidos e os efeitos da UR na eficácia, pois estou na área costeira úmida da Virgínia com resultados mistos com VX.
(Também estou explorando o ácido fórmico puro a 65% em crias operculadas para controle sob as operculações, mas isso não faz parte deste tópico.)
Image

#7 ·
(Também estou explorando os 65% de ácido fórmico em cria operculada para controle sob as operculações, mas isso não faz parte deste tópico.)
Faz muito tempo desde o nosso estudo, mas alguns pontos ficaram comigo:
Investigamos a eficácia sob a tampa.
Existe uma instância em que os ácaros não são mortos sob a tampa.
No caso de favos VELHOS, ESCUROS, GROSSOS, reparados com cera, onde o espaçamento das células é aumentado; os ácaros nessas áreas sobrevivem.

Eu também queria desabafar sobre algumas loucuras no mundo do ácido fórmico:

"Você pode tratar durante o fluxo de mel". Quem acha que isso é uma boa ideia?
Isso em um momento em que as abelhas estão com seu sistema de HVAC funcionando em PLENA POTÊNCIA, trazendo ar fresco e soprando ar úmido para secar o mel.
O que mais está sendo expulso pela entrada 24/7? Vapor de ácido fórmico!

O mesmo conceito se aplica durante períodos de calor intenso.
Quando as temperaturas estão na casa dos 30 graus Celsius ou mais, foram relatadas perdas de rainhas e crias após a colocação de ácido fórmico.
Minha suposição é que esse dano ocorreu imediatamente após a colocação do pad.
Mas e depois? Sim!
O vapor é expulso diretamente pela entrada 24/7 enquanto as abelhas resfriam a colmeia com resfriamento evaporativo.

"Se você está preocupado com a perda de rainhas, basta deslocar sua caixa superior para trás 1 1/2 polegadas para ventilação adicional".
Esta é honestamente a coisa mais estúpida que já vi impressa na apicultura em todos os meus anos.
É um ótimo conselho se seu único interesse é vender pads. Controlar varroa? Não muito.
Minha resposta muito alta na época foi: "Melhor ainda; apenas coloque os pads no chão na frente da colmeia".

Nós, apicultores, nos divertimos muito separando tudo isso! :)

#6 ·
Ácido fórmico e placas de fumo foram o primeiro tratamento com ácido orgânico que usei por alguns anos, mas a volatilidade do fórmico com temperaturas variáveis tornou os resultados dos tratamentos não confiáveis. Depois passei para o ácido oxálico, que era estável em qualquer temperatura ambiente, o que tornou os tratamentos mais previsíveis e tenho ficado por aí desde então.