PDA

View Full Version : Colmeias Multirainhas

olimar.marinho
12-31-2005, 03:38 PM
Prezados amigos,
Há algum tempo comentei sobre uma tecnica que encontra-se ainda em desenvolvimento por mim . Naquela ocasião citei o monge francês M. Dugat como meu inspirador no seu livro de 1953 " La Colmena rascacielos"

Tive o prazer dos comentarios do Dr Rodrigues que me sugeriu a leitura de um autor espanhol Roma Fabrera. Consegui comprar o livro do referido autor e já terminei a sua leitura . Para retormarmos ao tema, comento o livro de Fabrera.

O autor mostrou-se um entusiasta dos principios de Dugat. Muito mais do que isso, desenvolveu junto com outros apicultores espanhois uma tecnica denominada Perla. Essa tecnica pretendeu sanar fragilidades das de Dugat. Foi apresentada como muito melhor embora tenha se apoiado nas proprias criticas de Dugat e até mesmo em sugestões desse para sana-las. Infelizmente pecou pela falta de criatividade.

Como Fabrera, eu sou um entusiasta dos principios de Dugat mas sua tecnica na realidade é inviavel. O mesmo eu digo da Perla de Fabrera e outros.Por isso acho que nem uma nem outra sobreviveram e foram esquecidas.

Uma coisa é a inspiração outra a tecnica ou o metodo viavel e economico da apicultura multirainhas. Espero poder oferecê-lo Ã* analise dos amigos o mais breve possivel. No momento embora já desenvolvido em suas linhas mestras , está sempre recebendo meus proprios questionamentos e em teste de campo. Não se trata mais só de uma tecnica de multiplas rainhas mas sim de uma nova abordagem da apicultura como um todo que na sua quase totalidade foi desenvolvida em fins do seculo XIX.Essa em ultima analise a causa de adiamento de sua apresentação aos amigos.
Feliz 2006 para todos

Jason Groppel
01-01-2006, 11:05 PM
Olimar,
Tengo interes tambien en colmenas multi-reinas. Dee Lusby, apicultora americana, dice que las abejas diferentes performan los msimos trabajos diferentamente. Por ejemplo, las melifera melifera y las melifera liguistica hacen las mismas cosas pero durante situaciones diferentes. Es posible que la Liguistica empieza a traer agua a la colmena a los 34'C y las Melifera a los 37'...o las abejas africanas no tienen problemas con varoa y otras producen más miel. Una colmena con un mixta de abejas puede ser mas fuerte por las variedades, verdad? Es posible o no en tu opinion?
Jason

olimar.marinho
01-02-2006, 04:59 AM
Jason,
Essa é uma questão que não tinha analisado ainda. Faz sentido. Aqui no Brasil temos as mestiças africanas que são dominantes. Invadem as colmeias de outras Apis eventualmente existentes e nas cópulas seus zangões são os vencedores. Na pratica não há alternativa viavel. O que se pode fazer é selecionar as melhores linhagens de mestiças e eliminar as rainhas que fogem ao padrão desejado. Entre os criterios de seleção tem que se considerar a agressividade e a tendencia de enxameação.

No ambiente americano ou europeu , quando não atingido pela africanização, poder-se-ia testar essa mistura de Apis. Acredito que deva provocar emulação positiva ao trabalho conjunto.

Olimar