View Full Version : consumo pollen
olimar.marinho
01-27-2005, 04:30 AM
Gostaria de conhecer com mais precisão dados de consumo de polen pelas larvas . Qual o consumo por larva? Sabemos que as abelhas nutrizes tambem consomem polen. Qual seria esse consumo por abelha nutriz? Pelo que sei o consumo de polen se limita a esses dois usuarios.
Tenho usado dados que não me parecem coerentes e para o meu objetivo, que é o de levantamento das necessidades totais em função da quantidade de larvas e de abelhas nutrizes, tenho obtido resultados muito altos. Os dados que disponho de consumo de mel são mais coerentes. Porem se alguem dispoe desses dados tambem gostaria de poder confronta-los com os meus.
Grato
Olimar
Olimar@bmpar.com.br
Brasil
olimar.marinho
01-27-2005, 05:22 AM
Complementando a questão.
Alguem sabe me dizer qual a porcentagem de retenção de polen pela trap Sundance?
Qual é o comportamento das abelhas quanto a armazenagem de polen?
olimar.marinho
02-05-2005, 03:19 PM
Ainda complementando a questão.
O consumo que procuro é por dia.
A Sundance permite a saida das abelhas sem passar pela trap. Como ? Será que usam um escape abelha? Ou qual seria a outra tecnica utilizada para esse fim?
Não sei se o assunto esta parecendo estranho aos amigos ou se não há pesquisa sobre o mesmo. Se a lingua estiver sendo o empecilho aqui vai uma tentativa de conversão para o ingles.
I would like to know with more precision the consumption of polen for the larvae. Which is the consumption per day by larvae? We know that the nutritious bees consume polen too. Which would be this consumption for nutritious bee? I have used some data but they do not seem coherent and for my objective, that is of survey of the total necessities in function of the amount of larvae and nutritious bees, I have gotten resulted very high. The data that I make use of honey consumption are more coherent.
Michael Bush
02-05-2005, 07:48 PM
Eu procurei números exatos e não encontrei nenhuma fonte para esta informação. Eu conheço os povos que perfuram um furo aproximadamente 7mm na entrada Ã* armadilha do pólen deixam os zangões para fora e as todas as rainhas que necessitarem se acoplar para fora e deixarem algum pólen dentro. Reduzirá seu pólen na armadilha significativamente mas você imóvel começará o pólen na armadilha e as abelhas imóvel começarão o pólen. No Sundance, se eu recordar para a direita, você tem escapes do zangão. Talvez você pode remover um ou modificá-lo em alguma maneira deixou algum pólen dentro.
olimar.marinho
02-06-2005, 07:36 AM
Dadant book "The Hive and the Honey Bee" no capitulo Nutrition of the adult honey bee by Alfred Dietz cita um estudo de 1935 que diz que uma abelha consome 120 mg de polen até o seu nascimento.
Se considerarmos um numero normal de larvas 12.000 teriamos um consumo de polen de 1.440 gramas só para alimentar as larvas ou seja um consumo de 240 gramas de polen por cada dia do periodo larval.
Me parece muito e o estudo é muito antigo.Os cientistas estão esquecendo de um ponto fundamental: A alimentação das abelhas.
Não acha?
Grato
Olimar
Michael Bush
02-06-2005, 08:48 AM
Eu acredito que a teoria é que uma abelha do adulto não consome o pólen. Eu acredito que provavelmente, mas somente em quantidades muito pequenas. A quantidade não é provavelmente significativa a calcuating as necessidades do hive.
Antero
02-06-2005, 12:42 PM
Michael bom dia
Estou a procura de um dicionario em Potugues /Espanhol para compreender mais aqui .
Folo Portugues mais nao seu escriver muinto
Terry
Jason Groppel
02-08-2005, 04:09 PM
Michael,
¿Es posible que alguien sabrÃ*a la respuesta a esa pregunta de polen en la sección Beesource en inglés?
Terry,
¡Creo que serÃ*a más facÃ*l para usted si use un traduzcador automático de la red como Michael!
Jason
Michael Bush
02-08-2005, 07:23 PM
Pediré, pero no puedo prometer una traducción realmente buena
Michael Bush
02-09-2005, 10:05 AM
Eu afixei a pergunta no forum da abelha e comecei estas respostas:
------------------------------------------------------------
De Jim Fischer: alguma documentação na quantidade de consumo do pólen para larvas A "régua de polegar" usado quando o pólen adiantado de alimentação da mola é um clássico: "uma libra das abelhas é feita de uma libra do mel e de uma libra do pólen." Conseqüentemente, cada as larvas consumirão uma quantidade de pólen aproximadamente igual ao peso final da abelha emergente. (No., eu não tenho nenhuns papéis a cite fora do alto de minha cabeça neste, pesarosos.) Até o consumo do adulto, as abelhas novo-emersas consumirão certamente o pólen. Dunno para quanto tempo, eu não sou um entomólogo. A desculpa naval padrão do aviador aplica-se ("eu não construo ' o em, mim vôo apenas ' o em."). O consumo do pólen por abelhas maduras do adulto pode ser "consumo limitado" pelas abelhas da enfermeira envolvidas em preparar do "o alimento brood". (começado adicionar aqueles enzymes!) Mas o pólen parece não ser missão-crÃ*tico Ã* sobrevivência de abelhas do adulto. Todd e Vansell, dois investigadores do USDA fizeram um papel em 1942 que examinou como logo colocar do ovo começou depois que o pólen foi adicionado a um hive com nenhum pólen. Quando a reação do hive era rápida (ovos de mesmo-dia quando o pólen for adicionado!), nenhuns dos hives morreram ou tiveram a morte anormal da abelha mesmo quando privados do pólen por perÃ*odos prolongados durante o estudo.
--------------------------------------------------------------
Do Franco: Eu penso que depende do alot de things.I'm nao certo se este estiver correto mas eu penso que eu leio em algum lugar que um hive médio consome sobre 60-80lbs do pólen um year.I me teve uma vez um nuc que fosse lojas curtas {teve aproximadamente 2 frames} e todos que eu tive eram frames do pólen assim que encheu o hive com os frames do excesso de pollen.They wintered com a identificação a menor do conjunto vista sempre e consumiu todo o pólen e sobrevivido realmente e retirou esse spring.So que o caso a abelha média do adulto consumiu diversos gramas cada um.
De Terri: De acordo com o entomólogo que ensina o beekeeping na universidade local, uma abelha recentemente chocada não é interior inteiramente maduro e não necessita o pólen em sua dieta de modo que possa terminar se tornar. Uma abelha recentemente chocada não pode voar, ou sting, ou forage mesmo se teve que. As abelhas da enfermeira necessitam também o pólen fazer o alimento do brood com, se não usarão seus próprios corpos protien e transformam-se umas abelhas vividas mais curtas elas mesmas. As abelhas de Forager necessitam o pólen muito pequeno, de alguns. Embora, se for privada do pólen quando era mais nova envelhecerá prematuramente e desgastará para fora mais cedo. Pesaroso, eu não sei se mencionar quantidades, se eu não paguei a atenção a essa parte.
Eu estou receoso que os no.one dão quantidades especÃ*ficas nem cited toda a pesquisa
olimar.marinho
02-10-2005, 05:46 AM
Antero,
Eu uso um Password - Kernerman semi-bilingual dictionaries - English dictionary for speakers of portuguese. Sugiro ver se existe algum portugues -espanhol. A editora pode ser a W &R Chambers Ltd ou Kernerman Publishing Inc.
Olimar
Antero
02-10-2005, 10:44 AM
olimar.marinho
Obrigado.
Terry
olimar.marinho
02-10-2005, 05:08 PM
Michael Bush,
A versão em ingles vem ao final
Eu estou muito grato por seu empenho em obter os dados sobre o consumo de pólen.
O dado mais objetivo é aquele de que uma cria precisa de pólen correspondente ao peso de uma abelha. Transformando isso em números terÃ*amos 0,1 grama se 1kg de abelhas são 10.000. Se considerarmos que elas recebem alimentação só no perÃ*odo larval de 6 dias, terÃ*amos uma necessidade diária por larva de 0,0166666. Se considerarmos uma quantidade normal de larvas de 12.000 terÃ*amos uma necessidade diária de 200 gramas. Isso só para alimentarmos as larvas.
O dado de que eu dispunha era próximo disso , 240 gramas.
Esse dado me parece alto ainda. Na melhor região produtora de pólen no Brasil, o apicultor tem conseguido coletar em media 100 gramas de pólen por dia. Para dispormos para as abelhas 200 gramas , elas teriam que coletar 400 gramas , considerada uma retenção de 50% pela trampa.
Muito obrigado
Olimar
Michael Bush,
I am very grateful for its persistence in getting the data on the pollen consumption. The data most objective are that one: we needs corresponding pollen to the weight of a bee. Transforming this into numbers we would have 0,1 gram if 1kg of bees is 10.000. If to consider that they receive feeding alone in the larval period from 6 days, we would have a daily necessity for larva of 0,0166666. If to consider a normal amount of larvae of 12.000 we would have a daily necessity of 200 grams. This only to feed the larvae. The data of that I made use were next to this, 240 grams. This data seem to me still high. In the best producing region of pollen in Brazil, the beekeeper has obtained to collect in average 100 grams of pollen per day. To make use for the bees 200 grams, them they would have to collect 400 grams, considered a retention of 50% for tramp. Thank you
Olimar
Joao Campos
02-11-2005, 07:44 PM
Olimar,
Na última edição do The Hive and the Honey Bee, no capitulo 6, o autor cita dois estudos sobre consumo de pólen para o desenvolvimento de uma larva: "mais de 100 mg" num deles e 66,5 mg em outro.
Note que isso não é simplesmente o que a larva ingere, pois metade do tempo ela se alimenta apenas de secreções mandibulares e hipofaringeanas das nutrizes, e na outra metade, somente parte do seu alimento é composta por pólen. Esses valores, na verdade, se referem ao pólen consumido pela larva e aquele que foi transformado em secreções para ela pelas nutrizes que a alimentaram.
Assim, embora haja uma boa variação nos dados, dá para dizer que eles são de uma ordem de grandeza aproximada e compatÃ*veis com os que você tem e com o que sugeriu o Jim Fischer.
Os resultados surpreendentes talvez sejam reais, ou então foram produzido por estimativas exageradas (número de crias, eficiência do coletor) ou tÃ*midas (capacidade de coleta das abelhas).
Abraços,
João Campos
olimar.marinho
02-12-2005, 08:05 AM
Prezado João Campos,
Seja benvindo. Estou muito contente por encontra-lo por aqui. Espero que tenha lido minhas mensagens tambem na questão Bienvenidos desse forum.
Que bom que tenha achado dados mais recentes do que eu dispunha. E vejo que as quantidades citadas envolvem o consumo não só das larvas como tambem das nutrizes. Acho que temos assim praticamente mensurado quase todo c consumo de polen da colmeia. Vou usar para os meus fins , uma media dos dois dados que forneceu, algo em torno de 80mg.
Pelos meus calculos então as meninas vão precisar de 160 gramas por dia para uma quantidade de 12.000 larvas . Se estiver usando uma trap de polen com eficiencia de 50% , elas terão que coletar 320 gramas de polen por dia. Esse dado é mais factivel, uma vez que os baianos chegam a recolher até 160 gramas de polen por dia.
Um grande abraço e os agradecimentos do
Olimar
Michael Bush
02-12-2005, 11:26 AM
http://www.nhb.org/download/research/rvalue.pdf
Este é um estudo (em inglês) esse conversas sobre o pólen que as abelhas ingest no processo de comer e de processar o mel. Muitos positivos de fatos interessantes sobre como filtram coisas em seu estômago do mel.
Joao Campos
02-13-2005, 12:11 PM
Prezado Olimar,
Eu leio o Beesource já há algum tempo, mas não muito freqüentemente. Esse fórum de lÃ*ngua espanhola deve ser recente, pois eu nunca o tinha visto. Só entrei neste tópico porque vi o seu nome e fiquei curioso.
Também, só agora li o "Bienvenidos..." e achei muito interessante a discussão multilÃ*ngüe. Também gostei de saber do seu livro. Eu já me manifestei várias vezes de forma cética em relação Ã*s vantagens das colméias multi-rainhas, mas estou sempre pronto a ser convencido do contrário, com bons dados e argumentos.
Não deixe de avisar quando você tiver a primeira versão legÃ*vel.
Abraços,
João Campos
PS: A propósito, eu nunca coloco um link para a minha página quando participo de fóruns estrangeiros, mas considerando que aqui o Português não é problema, aÃ* vai:
http://www.apicultura.com.br/apifaq
redface.gif )
olimar.marinho
02-13-2005, 02:14 PM
João Campos,
Sua pagina é uma referencia atual em apicultura . Acho que chegou o momento de transforma-lo em livro diante da carencia de algo em portugues.
Enquanto isso divulgue aqui tambem . Tenho certeza que será util. Os americanos devem ter muita curiosidade sobre as africanizadas.
Quanto ao Condominium ele não se restringe a multirainhas. Já vi suas manifestações. O que se divulgou no Brasil é o tabuleiro de Snelgrove. Nos Usa o que se comenta é o que consta no Dadant sobre 2 rainhas. Quase ninguem conhece o livro de M Dugat.
Por acaso achei um site no Brasil relatando uma experiencia positiva com 3 rainhas. Dê uma olhada
http://www.whb.com.br/apiario
Olimar
Michael Bush
02-13-2005, 03:47 PM
Dois hives da rainha Eu prefaciarei este com o fato que eu fiz este e para pensar d sou GERALMENTE mais fácil de funcionar apenas dois hives de uma rainha. O problema o mais grande para mim é que você tem um hive super com supers empilhado até as nuvens e as abelhas em toda parte e para fazer qualquer coisa com as rainhas requerem mover e perturbar cada caixa. Todas aquelas abelhas podem muito intimidating a um novato. Eu penso para ser prático ele requeiro um sistema que não requeira mover nenhumas caixas para começar a uma ou outra rainha. Que dito, o conceito é que duas rainhas colocarão duas vezes tantos como ovos e os construirão acima duas vezes tão rapidamente na mola. Mais trabalhadores, mais mel. Está aqui meu projeto. Eu ajustaria acima um hive horizontal que fosse três caixas longas. (¾ 48") com as entradas no lado longo. Faça-o assim que você pode abrir ou fechar uma entrada em todo o third da caixa em alguns dos dois lados longos. A caixa necessita dois sulcos em que uma parte de excluders de uma rainha cabe para a dividir em em terceiro lugar. Isto permite uma rainha em cada extremidade e supers no meio. Você pode usar alguns de diversos métodos começar o hive aceitar duas rainhas, mas são separadas bastantes a não lutar e você tem dois ninhos do brood e uma pilha dos supers no meio. Você pode comprar rainhas, deixar o hive queenless por 24 horas e rachar o ninho do brood nas duas caixas do brood com uma rainha prendida em cada um e tentá-lo para a introdução simultânea. Se você levantasse suas próprias rainhas, você poderia pôr uma virgem sobre cada extremidade e para esperar voam para trás ao hive direito quando são acoplamento feito. Você pode rachar o brood nas duas caixas do brood e dividir o hive com uma divisória, em vez de um excluder para fazer um queenless lateral e para remover então a divisória quando as pilhas da rainha estão fazendo bem no lado queenless. É uma arte e você necessita praticar e aceitar que não pode trabalhar a maneira que você pensa do primeiro poucas vezes. O mais melhor momento de começar a duas rainhas colocar realiza-se cedo na mola. Mais adiantado o melhor. Durante o fluxo do mel você pôde ser melhor fora rachar o hive e pôr todo o brood aberto em um dele e em a maioria das abelhas no outro acima da produção nesse hive porque os lotes do brood que elevam DURANTE um fluxo do mel não ajudam Ã* produção. Snelgrove teve uma planta para usar um hive estocar o outro que era completamente ingenious e talvez alguma maneira poderia ser figura para fora para fazer isso em uma configuração mais horizontal.
olimar.marinho
02-13-2005, 04:20 PM
Michael,
Favor enviar-me o texto em ingles. Vou submetê-lo ao tradutor do Google. Não sei qual tradutor usou mas não esta facil o entendimento.
Grato
Olimar
Michael Bush
02-13-2005, 09:27 PM
In English:
Two Queen hives
I will preface this with the fact that IÂ’ve done this and think it is USUALLY easier to just run two one queen hives. The biggest problem for me is that you have a super hive with supers stacked up to the clouds and bees everywhere and to do anything with the queens requires moving and disturbing every box. All those bees can be very intimidating to a beginner. I think to be practical it requires a system that does not require moving any boxes to get to either queen.
That said, the concept is that two queens will lay twice as many eggs and build up twice as fast in the spring. More workers, more honey.
Here is my design. I would set up a horizontal hive that is three boxes long. (48 ¾”) with the entrances on the long side. Make it so you can open or close an entrance on any third of the box on any of the two long sides.
The box needs two grooves into which a piece of a queen excluders fits to divide it into thirds. This allows a queen on each end and supers in the middle.
You can use any of several methods to get the hive to accept two queens, but they are separated enough to not fight and you have two brood nests and one stack of supers in the middle. You can purchase queens, leave the hive queenless for 24 hours and split the brood nest into the two brood boxes with a caged queen in each and try for simultaneous introduction.
If you raise your own queens, you could put a virgin on each end and hope they fly back to the right hive when they are done mating.
You can split the brood into the two brood boxes and divide the hive with a partition, instead of an excluder to make one side queenless and then remove the partition when the queen cells are doing well on the queenless side. It is an art and you need to practice and accept that it may not work the way you think the first few times.
The best time to get two queens laying is early in the spring. The earlier the better. During the honey flow you might be better off to split the hive and put all of the open brood in one of them and most of the bees in the other to up the production in that hive because lots of brood rearing DURING a honey flow does not help production.
Snelgrove had a plan for using one hive to stock the other that was quite ingenious and perhaps some way could be figure out to do that in a more horizontal configuration.
Antero
02-13-2005, 11:53 PM
2QueenColonies
Make a split
Put the split on top of the main colony whith a new queen and a solid division board between (the new queen will not smell the lower queen)Place the entrance of the top colony to the front.
Wait for 10 days (until the new queen has sealed brood of her own),then remove the solid division board and add two queen excluders between both brood chambers.
When both brood boxes have 10 frames of brood out of 18 frames of bees,add a queen excluder above the top brood box and a honey super above that.
Instead of a honey super ,you may add a third brood chamber.
The top queen will lay in two and the bottom queen in one .Reverse the top two brood chambers every 10 days.
Terry
olimar.marinho
02-14-2005, 04:32 AM
Michael and Terry,
Amanhã eu vou abrir uma nova questaõ e apresentar um vislumbre da tecnica que desenvolvi.Suas observações são muito interessantes e tenham certeza já as levei em consideração no desenvolvimento da tecnica.
Permanece um problema entretanto. Eu consigo entender o escrito em ingles mas escrever para mim é trabalhoso , conterá alguns erros, muitas palavras de origem latina,mas não é impossivel. Usei o tradutor do Google no texto do Michael . Entretanto o resultado não foi bom tambem. Ainda não sei como nos comunicar. Alguma sugestão mais? Poderiamos tentar outros tradutores automaticos eu acho.
Jason, alguma sugestão?
Olimar
Michael Bush
02-14-2005, 06:59 AM
........_____........
........|meil|........
_____|meil|_____
|reina!meil!reina |
| cria !meil! cria |
02-14-2005, 02:06 PM
Jason,
Acho que achei um principio de solução. O melhor seria usar um tradutor automatico ingles espanhol e não ingles portugues. O espanhol é uma lingua muito mais difundida de que o portugues . Consequentemente o tradutor automatico pode ser melhor. Aguardo sua manifestação.
Olimar
Jason Groppel
02-17-2005, 03:43 PM
Olimar, el problema es que no hay un traductor automático que funciona sin problemas. Es muy fácil ver los problemas de tradcucciones automáticos...por ejemplo, cuando quiero decir la palabra, "PANALES" en ingles, digo "FRAMES" o "COMBS". Pero cuando alguien se usa un traduzcador automático de inglés al español se recibe la traducción de "COMBS" en español: PEINE. Un PEINE es lo que uso para peinarme el cabello...no es una cosa que se usa con abejas...con la excepción de lo que se puede usar para abrir las celdas para remover la miel que es parecido a un peine.
No hay una solución perfecta.
Es un problema antiguo, verdad?
La única solución es aprender otra idioma!
Desadfortnalmente no hay bastante tiempo para aprender o no es facil para todos.
Yo deseo que yo tenÃ*a una respuesta mejor pero no hay.
Tu amigo,
Jason